Return to site

Atendimento pré hospitalar

Você sabe qual a diferença entre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é caracterizada pela assistência apropriada feita à vítima, bem como a sua locomoção para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são os procedimentos que possuem por objetivo, conservar as funções vitais e impedir o agravamento da situação da vítima, determinando o atendimento inicial que ocorre antes da chegada da equipe de atendimento pré-hospital

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

A participação no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, também pode ser conhecido como curso de resgate ou curso de primeiros socorros, é concedida a toda indivíduo que procura capacitação a fim de conseguir identificar situações de emergências e executar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de maneira à melhorar as chances de sobrevivencia da vida vítima até que o socorro necessário se encontre no lugar ou até a concreta entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como bombeiros civis,comissários de voo, pilotos, aeronautas, aeroviários, engenheiros de segurança,técnicos em segurança do trabalho, brigadistas, bombeiros auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros conseguirão usufluir de todos os conhecimentos obtidos nesse treinamento para o seu dia a dia de trabalho e em sua vida privada.

Este é o curso ideal para quem pretende atuar de forma correta e assertiva para salvar vidas em ocasiões graves que envolvam a área de trauma.

É necessário em primeiro lugar ter uma avaliação da cena, que serve de subsidio para que tenhamos uma visão de os tipos de lesões a vitima vai mostrar para nós e se estaremos em uma cena segura.

Pontos relevantes do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses princípios norteiam o socorrista, de maneira de que o atendimento seja de qualidade, rápido, seguro seja para a equipe quanto para a vítima, sendo que cada segundo que passa, vale ouro para o atendimento à vítima.

1- Certificar-se da segurança da vítima e dos socorristas.

2- Classificar a situação da cena para estabelecer e tomar decisões sobre a conveniência de recursos adicionais.

3- Reconhecer a cinemática envolvida nas lesões.

4- Reconhecer as lesões graves no exame primário.

5- Manter estabilização da coluna cervical, enquanto está realizando a avaliação e atendimento ideal das vias aéreas.

6- Caso necessário providenciar suporte ventilatório e oferecer oxigênio para possibilitar a saturação de O2 acima de 95%.

7- Controlar hemorragias externas.

8- Realizar manutenção da temperatura do paciente, ou seja, aquecer o paciente.

9- Preservar estabilização da coluna cervical manualmente até que seja instalado colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Toda vez que se tratar de pacientes traumatizados graves,começar o transporte deste paciente o mais rápido possível, a uma clínica adequada, se possível no período de 10 minutos após chegada ao lugar do acidente.

11- Uma vez cuidada adequadamente ou descartadas as lesões que apresentam risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e tenha a história clinica da vítima.

12- Principalmente, saiba o que está fazendo, NÃO cause mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!